Pular para conteúdo
Luva de Proteção - O que é e como escolher?

Luva de Proteção - O que é e como escolher?

Luva de Segurança - A Importância do Uso do EPI

A luva de proteção é um EPI (Equipamento de Proteção Individual) amplamente utilizada em diversas atividades nas mais diversas situações. Sua principal função é proteger as mãos do usuário cobrindo desde a ponta dos dedos até os pulsos.

E o equipamento de proteção individual é - todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador destinado, e deve ser utilizado, para garantir sua segurança. Os EPIs são elaborados para proteção de diversos riscos presentes no cotidiano dos trabalhadores, que ameaçam ou podem ameaçar a sua segurança e saúde.

O uso de luvas de segurança oferece completa proteção contra uma série de danos às mãos, face palmar, dedos e pontas dos dedos e pulso. Esses danos podem ser facilmente evitados. Os ferimentos mais comuns são cortes, bolhas, rachaduras na pele, perfurações, queimaduras por calor e/ou produtos químicos.

Por isso existe no mercado uma grande variedade de modelos de luva de segurança, capaz de atender todo ambiente de trabalho. Escolher o modelo de luva adequado, aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego com certificado de aprovação CA, é de extrema importância.

Como Escolher o Modelo de sua Luva de Proteção?

Decidir a luva EPI que será utilizada em sua atividade deve ser determinada por uma avaliação criteriosa do tipo de risco que o usuário será submetido.

Situações de risco geralmente são analisadas por uma CIPA - Comissão Interna de Prevenção, que apresentam sugestões para melhoria nessas condições de trabalho. A observação do ambiente exposto sugere recomendações. Seria um ambiente com risco ao corte das mãos? Seria o risco de exposição à algum produto químico agressivo?

Pense em uma atividade laboratorial por exemplo, onde se faz presente a manipulação de agentes e produtos de risco químico, como ácidos, solventes, e outras substâncias capazes de causar danos à pele.

Ou outro exemplo, em atividades onde é necessária a proteção das mãos contra o fogo, fagulhas, metais fundidos e raspas a utilização de luvas de couro, cromadas etc.

Como são muitos modelos, uma forma interessante de filtrar e ajudar na escolha de sua luva de segurança, é verificar suas características de utilização. Existem muito mais variações, abaixo apresentamos algumas das mais procuradas:

• Luva Anticorte ou de Manuseio de Peças Cortantes

• Luva para Lavar Louça

• Luva Proteção Solar

• Luva Antiestática para Manuseio de Produtos Eletrônicos

• Luva para Baixa Temperatura

• Luva para Risco Químico / Produto Químico

• Luva Antivibração

• Luva contra Impacto

• Luva Ecológico

• Luva Multitato

• Luva para Uso Doméstico / Luva de Borracha para Limpeza

• Luva Tricotada

• Luvas para Churrasqueiro

• Luva para Eletricista

• Luva para Jardinagem

• Luva Térmica para Cozinha Alta Temperatura

• Luva para Trabalho Pesado / Luva para Pedreiro

• Luva Soldador

• Luva de Malha de Aço para Açougueiro

• Luva para Procedimento

É importante ressaltar que um mesmo modelo de luva de segurança pode ser utilizado em diferentes atividades. A escolha do EPI então é determinada através de testes, analisando qual dos modelos melhor se adequa e se ajusta às suas necessidades.

Como Selecionar o Tamanho da Luva Epi?

Selecionar o tamanho correto de seu EPI é bastante importante, e como somos indivíduos com características únicas e de dimensões diferentes, aqui vai uma tabelinha para te ajudar na seleção de sua luva de proteção.

Guia para Escolha de Tamanho de Luva de Segurança EPI | Americanvek

Os fabricantes de Luva de Proteção no geral variam o tamanho entre 6(XP) a 11(XXG), mas nem todos os modelos seguem essa grade. Existem luvas de tamanho único por exemplo, que são modelos que geralmente não precisam proporcionar tato ou destreza em algumas atividades.

Deforma geral é importante que o seu EPI, a luva de proteção no caso:

  • não fique com as pontas dos dedos folgadas, com sobras e dobras nas pontas
  • não estique demais as luvas ao colocá-las, indicando também que estão demasiadamente apertadas. Isto faz com que elas se rompam mais facilmente;
  • o tamanho errado da luva pode diminuir a performance do EPI em muitas situações;

Normas e Testes em Luvas de Proteção

A luva de segurança é um dispositivo que tem por objetivo proteger os usuários de riscos suscetíveis que ameaçam sua segurança e saúde no trabalho ou até mesmo em eventuais atividades domésticas.

Por ser considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI), precisa seguir normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vigentes na Norma Regulamentadora NR6 (Portaria 3.214)

Logo, precisam ser testadas e aprovadas em ensaios de laboratório para que possam ser então comercializadas. As luvas de segurança podem ser testadas basicamente contra:

  • agentes mecânicos (Norma EN 388) — testes de resistência a abrasão, corte, rasgo, perfuração e impacto;
  • agentes térmicos (Norma EN 407) — testes de resistência ao frio por convecção e contato e ao calor, incluindo inflamabilidade, respingos de metal fundido e contato com fogo;
  • agentes químicos (Norma EN 374) — testes de resistência à penetração e à permeação de substâncias e produtos químicos;
  • agentes biológicos (Norma ABNT NBR 5426) — testes de resistência à contaminação por micro-organismos.

O fabricante / importador, determina quais testes serão submetidos para cada modelo de luva, onde, através de testes laboratoriais são comprovados sua resistência frente aos agentes ambientais selecionados.

Os testes são orientados por normas técnicas. Uma espécie de manual que apresenta de que maneira as luvas devem ser comercializadas, com pictogramas que identificam os riscos, os testes que devem ser realizados etc.

É por meio dos testes realizados que é possível conhecer as características e desempenhos com mais precisão do EPI que será selecionado, e assim garantir de fato, se o equipamento adquirido garante proteção ao trabalhado ou usuário em geral.

A norma EN 388 por exemplo, é a norma que estabelece os procedimentos para aprovação de luvas para riscos mecânicos. Neste caso, a luva será submetida a testes de abrasão, corte, rasgo, perfuração e impacto. Após o teste a luva recebe uma "pontuação" e será reconhecida através desse resultado obtido.

Qual o custo benefício que preciso avaliar ao escolher minha luva de Segurança?

Como dissemos, existe uma imensa variedade de luvas de segurança disponíveis no mercado. Porém aqui vai uma dica. NUNCA compre EPIs baseado somente em preço. Além de ser perigoso, ao longo do tempo, pode trazer prejuízos pela constante substituição de um modelo mais em conta.

Um par de luvas com tecnologia anticorte, costurada em fios de aramida, face palmar em couro com excelente encaixe nas mão, pode custar até R$140,00. Luva de segurança Danny Maxicut 3 Couro DA13450 LP . Esse modelo, além de cumprir o seu papel com excelência pode poupar a troca de inúmeros outros pares de um outro modelo de luva por exemplo.

 

Artigo anterior O que são Refnets? Juntas de Derivação VRF
Próximo artigo Onde usar o Cavalete de Ar Mandado?

✔️ Produto adicionado com sucesso.